Dados apontam que bebê de um ano seria a primeira pessoa diagnosticada com Covid-19 no Brasil

A base de dados Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde confirmou a presença do vírus causador da Covid-19 em 20 de fevereiro de 2020, antes da confirmação do primeiro caso oficial no Brasil, em uma bebê, que hoje tem um ano de idade.

De acordo com informações da CNN Brasil, ela se tornou a primeira paciente infectada no Brasil. O médico Ricardo Parolin Schnekenberg foi quem descobriu o caso. Ele atualmente pesquisa a Covid-19 pelo grupo Imperial College, instituição que orienta a política pública sobre a pandemia no Reino Unido.


O caso foi descoberto pelo pesquisador nesta quarta-feira, 15, durante o processo de escrita de um artigo científico sobre a evolução da doença no Brasil.


“Eu tive que olhar qual a data dos primeiros casos confirmados na plataforma de SRAGs. Então fiquei surpreso quando notei que o primeiro caso ali representado era um bebê de 9 meses, muito diferente dos casos que ganharam a mídia brasileira na última semana de fevereiro”, disse Ricardo em entrevista à CNN.


A bebê foi internada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 19 de fevereiro. A data de resultado do exame do novo coronavírus consta no sistema no mesmo dia da coleta, 20 de fevereiro. A paciente recebeu alta dois dias depois, mas o caso só foi encerrado em 11 de julho.

Categoria:CORONAVÍRUS